Protocolo de risco Tokenizado

Um protocolo de derivativos de flutuações para proteger a sensibilidade do rendimento e o preço de mercado

Resumo

BarnBridge é uma ideia e um whitepaper originalmente concebido no segundo trimestre de 2019. Na época, a MakerDAO estava começando a atrair a atenção do público e a capturar a imaginação do que agora é conhecido como DeFi, ou comunidade de finanças descentralizadas. Mais de um ano depois, com 60% da dívida global rendendo menos de 1% e mais de US $15 trilhões de dívida global rendendo taxas negativas, o capital continua se movendo para fluxos de rendimento de risco mais alto. Isso não é uma coincidência ou uma tendência. Falando historicamente, desde os tempos bíblicos, o capital de giro persegue o rendimento, assumindo um risco relativamente igual.
A aceleração dos níveis de dívida, em todo o mundo, estava acontecendo antes da crise financeira causada pela Covid-19. No primeiro trimestre de 2020, vimos a dívida global aumentar para US $258 trilhões. Esse número está 331% acima do PIB global, de acordo com o IIF, que representa bancos e instituições financeiras globais. Com o Federal Reserve operando sob o pretexto de ter um suprimento infinito de dinheiro e o eufemismo “impressora de dinheiro go brrrr” se juntando ao léxico dominante, é bastante claro que esses números provavelmente aumentarão e a emissão de dívida para o PIB continuará a acelerar.
O sistema financeiro tradicional, referido como TradFi neste artigo, está passando por um aumento histórico nos níveis de dívida agregada, enquanto o rendimento e as taxas de juros despencam. Enquanto isso, há um sistema financeiro descentralizado, referido como DeFi neste artigo, florescendo na economia digital com ativos digitais e criptomoedas. Embora os níveis de dívida, que são chamados de TVL, ou valor total bloqueado em protocolos financeiros descentralizados, tenham aumentado de centenas de milhões no ano passado para bilhões de dólares em 2020, o rendimento desses instrumentos continua a diminuir as taxas servis oferecidas por produtos comparáveis no sistema TradFi legado. Por outro lado, devido aos níveis de risco mais altos assumidos, juntamente com eficiências mais altas fornecidas por tecnologias de contrato inteligente, o rendimento percentual anual (APY) é muito mais alto em protocolos descentralizados do que o que pode ser encontrado no sistema financeiro tradicional. O capital de giro segue a tendência histórica de maior rendimento, razão pela qual vemos a TVL passando para o DeFi em um ritmo acelerado. Essa é uma tendência que vai continuar.
A necessidade de existirem instrumentos TradFi familiares em todo o ecossistema DeFi nunca foi tão forte. BarnBridge é uma ideia cuja hora chegou.

DeFi Primer: Rampas de Risco e TradFi Bridges

Os produtos de rendimento nos mercados descentralizados que estão rendendo APY mais alto do que os produtos de rendimento em mercados tradicionais são atualmente empréstimos garantidos por criptografia. Em vez de vender criptografia por decreto, os mutuários estão apostando em ativos digitais e recebendo ativos digitais em troca. Embora esses empréstimos tenham sido principalmente empréstimos de curto prazo para comerciantes, o sistema provou ser eficiente e maduro para expansão. Essas eficiências inevitavelmente atrairão empréstimos de maior valor e duração mais longa para livros-razão descentralizados. As eficiências referenciadas são possibilitadas pela capacidade dos contratos inteligentes de reter garantias digitais até que ambos os lados da transação cumpram suas obrigações por meio de algoritmos. A redução da custódia, liquidação e caução – ações que exigem muita mão de obra e custosas dentro do sistema legado – a ações algorítmicas está reduzindo o aluguel cobrado pela mão de obra para realizar essas ações. Essas eficiências, juntamente com a percepção de maior risco, são a razão pela qual os rendimentos são maiores em sistemas descentralizados. Como o risco no DeFi converge para os níveis de risco percebidos na TradFi, pela natureza dos empréstimos que mudam de empréstimos garantidos por criptografia para comerciantes para empréstimos hipotecários garantidos para proprietários de casas, por exemplo, a eficiência dos contratos inteligentes continuará a oferecer maior rendimento em sistemas descentralizados do que sistemas centralizados tradicionais.
Além do mais, a eficiência de contratos inteligentes e tecnologias DAO permite que instrumentos derivativos muito mais complexos sejam construídos e fornece um nível de transparência e segurança incompreensível para as redes financeiras atuais.
Todas essas eficiências são atualmente controladas e construídas a partir de empréstimos garantidos por criptografia.
Conforme discutido anteriormente, essas eficiências devem extrapolar para dívidas hipotecárias e dívidas corporativas mudando para plataformas descentralizadas em um cronograma mais longo. Isso também deve encorajar derivativos mais complexos baseados em dívida e rendimento a migrar para plataformas descentralizadas. Seremos capazes de estruturar derivados muito mais complexos e rastreá-los com muito mais eficiência e transparência do que possível antes que as inovações de blockchain, criptomoeda, contratos inteligentes e tecnologia de organização autônoma descentralizada fossem realizadas. US $ 244 trilhões em derivativos baseados em dívida e rendimento continuarão a migrar para tecnologias mais eficientes ao longo do tempo. A migração de rendimentos e derivados baseados em rendimentos de sistemas financeiros centralizados menos eficientes para sistemas financeiros descentralizados mais eficientes será um dos maiores movimentos de riqueza da história humana. BarnBridge existe para ajudar a facilitar essa transição e tornar o sistema financeiro descentralizado mais eficiente, flexível ao risco e atraente para uma gama mais ampla de participantes.
Há um enorme mercado para pessoas que desejam entrar na criptografia que (1) não querem arrancar toda a curva de risco de possuir, emprestar ou receber um ativo digital inteiro & (2) nunca perderá tempo para usar um Organização autônoma descentralizada (DAO) para criar um contrato inteligente que roteiriza algoritmicamente os dois lados do empréstimo ou contrato. Mais de 99,9% da dívida global ainda está estruturada em mercados tradicionais e carente de rendimento. Por outro lado, as empresas financeiras mais avançadas não têm tolerância a riscos. Isso permite estruturas diferentes em cada ponto da curva de rendimento, com os mais arriscados (provavelmente os fundos de hedge) querendo colocar menos dinheiro com o maior retorno para sua aposta/hedge. Pelo contrário, os investidores mais conservadores muitas vezes estão dispostos a abrir mão de uma grande parte das oportunidades de alta para acessar instrumentos mais seguros. Produtos “sem risco”, como a tradFi os descreve, não são oferecidos atualmente no ecossistema financeiro descentralizado. A oportunidade de estruturar esses tipos de instrumentos permitirá que mais investidores avessos ao risco nos mercados tradicionais migrem para os mercados descentralizados.

While the current crypto backed-loans are normally short term loans to traders, efficiencies and mainstream adoption of blockchain technology will cause more loans to move onto decentralized ledgers allowing for even more variety, safety, and risk in these risk ramps.

Na fase de curto prazo (DeFi) e na fase de médio prazo (Prova de Participação), as rampas de risco continuarão a criar mercados e indústrias para empresas de investimento tradicionais que desejam “sair do zero” ou “chegar acima de 1%”. À medida que isso acontece, mais e mais tipos de empréstimos serão transferidos para livros-razão descentralizados. No longo prazo, e parcialmente por meio desse processo, credores e devedores entenderão por que intermediários descentralizados e sem confiança são superiores e menos onerosos do que os intermediários terceirizados atuais. À medida que isso acontecer, porções maiores dos US $ 244 trilhões em dívida global passarão para a cadeia, criando a oportunidade para mais rendimento, mais rampas de risco e produtos mais altos do tipo CD (dívida colateralizada) para depositantes fiduciários e criptográficos do comercial da nova era bancos e mercados financeiros.

1. Protocolo de derivativos de flutuação

BarnBridge é o primeiro protocolo de derivativos de flutuação. Antes do advento da tecnologia de contrato inteligente, era quase impossível rastrear e atribuir o rendimento a uma distribuição dividida de capital, de forma confiável e transparente, para fornecer proteção contra todas e quaisquer flutuações. Conceitualmente, você pode construir produtos derivados de qualquer tipo de flutuação impulsionada pelo mercado para proteger vários riscos. Os exemplos incluem, mas não estão limitados a, sensibilidade à taxa de juros, flutuações no preço de mercado subjacente, flutuações nas probabilidades de mercado preditivas, flutuações nas taxas de inadimplência em hipotecas, flutuações nos preços de commodities e um número aparentemente infinito de flutuações baseadas no mercado para proteger um determinado posição.
Planejamos criar o primeiro protocolo derivado de plataforma cruzada para todas e qualquer flutuação. Para começar, vamos nos concentrar na sensibilidade do rendimento e preço de mercado. Futuramente planejamos introduzir uma variedade muito maior de barreiras contra as flutuações no ecossistema descentralizado. BarnBridge pretende ser independente de plataforma e ativos.
Você pode reduzir o risco de ativos digitais e sensibilidade de rendimento de ativos digitais dividindo-os em partes ou fatias essencialmente infinitas, separadas e denominadas em dólares, e construindo derivados a partir dessas fatias. BarnBridge visa suavizar a curva de risco e oferecer gerenciamento de risco em camadas para ambos os investidores DeFi e tradFi, construindo derivativos baseados em dívida e rendimento mais eficientes.

2. Initial Product Offerings

SMART $BONDS – Estrutura Mercado Ajustado Risco Fatias.
2.1 SMART Yield Bonds
Mitigação do risco de volatilidade da taxa de juros usando derivativos baseados em dívida.
Atualmente, o sistema financeiro descentralizado está oferecendo principalmente anuidades de taxa variável. No entanto, a capacidade de estruturar o rendimento em taxas fixas virá na forma de colateral bloqueado com vencimento nos reembolsos, ou títulos, bem como rendimentos de taxa fixa sem vencimento ou anuidades. Não acreditamos que seja uma ideia nova e acreditamos naturalmente que esses tipos de produtos chegarão ao DeFi com o tempo. No entanto, os tipos de derivativos e redução da complexidade no planejamento financeiro que você será capaz de estruturar e implementar com a existência de rendimento fixo em contratos inteligentes serão alucinantes para os mercados financeiros tradicionais.
Instrumentos financeiros descentralizados estão mostrando o poder que um setor financeiro sem confiança pode exercer. Projetos poderosos no espaço DeFi como MakerDAO, Synthetix, AAVE, Compound, Curve e outros estão produzindo rendimentos para usuários que não têm nenhuma das restrições e busca de aluguel de instrumentos tradFi, substituindo o contador, escrow e vários overheads por algoritmos, oráculos sem confiança e block-chain.descentralizados. Diferentes rendimentos orientados pelo mercado podem ser encontrados em várias plataformas descentralizadas, mas não há nada lá fora que serviços e reúna todos os diferentes protocolos descentralizados e permita uma curva de risco normalizada e derivados para diminuição de risco.
Além disso, as eficiências entre os protocolos de empréstimo são inexistentes nos mercados atuais de DeFi. A capacidade de extrair rendimento de vários protocolos e dividi-los em grupos de rendimentos maiores e menores é algo que existe nos mercados financeiros tradicionais, mas é mais eficiente em mercados financeiros descentralizados, assumindo um nível aceitável de liquidez.

Nossa primeira estruturação não só permitirá que os usuários do DeFi tenham acesso ao rendimento fixo, mas também agrupará o rendimento de vários protocolos em todo o ecossistema, criando um mercado mais eficiente, novamente, suavizando a curva de rendimento em todo o setor.

Embora esperemos que protocolos de empréstimo singulares introduzam conceitos em torno de renda fixa em sua plataforma, uma grande diferenciação de uma abordagem baseada em protocolo cruzado para renda fixa são os ativos diversificados e o risco de plataforma diversificado. Ao agrupar algoritmicamente ativos digitais geradores de interesse em uma série de plataformas de empréstimo, criaremos maior eficiência ao distribuir o risco e normalizar a curva de risco da indústria. Como a BarnBridge não empresta dinheiro diretamente de uma plataforma nativa e, em vez disso, agrupa os empréstimos em toda a indústria, ela nos permite ser agnósticos em relação à plataforma e aos ativos digitais, o que, por sua vez, permitirá uma estruturação mais complexa e sistemas de classificação de títulos downstream.
Risco e casos de perda
Caso 1:
Caso 2:
A garantia conjunta seria depositada em protocolos de empréstimo ou contratos de geração de rendimento, e o rendimento seria agrupado em diferentes fatias e convertido em token. Portanto, você pode comprar exposição a fatia Sênior e obter um rendimento inferior, mas com um perfil de risco muito menor. Os títulos SMART são uma forma de comprar e vender risco sobre o rendimento com todos os preços impulsionados exclusivamente pelo mercado.
2.2 SMART Alpha Bonds
Diminuição do risco de exposição ao preço de mercado utilizando derivados de fatias volateis.
Os títulos SMART Alpha não serão estruturados por meio de fatias de rendimento tradicionais, mas, em vez disso, com vários níveis de exposição ao preço de mercado, que chamaremos de rampas de risco. A ideia é que cada segmento ou fatia de exposição ao preço não precisa ser plano em toda a curva de risco, o que significa que os primeiros $100 da exposição ao preço não precisam merecer a mesma volatilidade positiva e negativa. Isso é semelhante a ter propriedade fracionada, mas com risco/recompensa diferente para as frações.
Por exemplo, se espera-se que o preço atual de 1 ETH seja de $1000 e passe para $900, a primeira fatia (a fatia mais arriscada) assume uma porcentagem maior da perda. Por outro lado, se o preço atual de 1 ETH for esperado em $1000 e passar para $1100, a primeira fatia (a fatia mais arriscada) terá uma porcentagem maior do ganho.
A maneira como esses ganhos e perdas são medidos e alocados nas fatias pode ser feita por meio de algoritmos com contratos inteligentes. Cada fatia pode ser negociada como um ativo digital exclusivo. Por exemplo jETH (uma fatia júnior de exposição ao preço ETH), mETH (uma fatia intermediária de exposição ao preço ETH e sETH (uma fatia sênior da exposição ao preço ETH). As fatias existirão como rampas de risco em que os usuários de vários aplicacoes de risco podem ganhar exposição de preço a ativos digitais.
O produto SMART Alpha abrirá caminho para construir tranches de ativos únicos e pools de múltiplos ativos que geram rendimento e onde rampas de risco mais baixas obtêm retornos menores quando os ativos subjacentes aumentam e perdas menores quando eles caem. No entanto, podemos construir isso sem precisar de rendimento em tudo. A oportunidade de oportunidades downstream de usar várias rampas de risco para diferentes obrigações de garantia é uma progressão lógica que essas rampas de risco criarão.

2.3 UI/UX Interface (Light)

2.4 UI/UX Interface (Dark)

3. Token - $BOND

BOND é um token ERC-20. Ele será usado para participar do sistema e como um token de governança quando o módulo de governança for lançado. Como está em conformidade com o padrão ERC-20, o token $BOND pode ser negociado em qualquer bolsa e armazenado em qualquer carteira – permitindo que qualquer pessoa no mundo o acesse.

3.1 Distribuição

A divisão da distribuição é projetada para facilitar o protocolo mais descentralizado e garantir que o poder não fique nas mãos de poucos.
3.1.1 Aquisicão justa
O cronograma de aquisição de direitos é projetado para que não haja um penhasco gigante esperando sobre as cabeças dos usuários em um ponto específico. Os tokens alocados aos Fundadores, Investidores Seed e Consultores estão presos em um contrato inteligente que libera os tokens semanalmente durante um período de dois anos. O período de aquisição começa com o lançamento do mecanismo de Agricultura Yield. Isso se divide da seguinte forma:
  • Quantidade total de tokens de $BOND: 10.000.000
  • Porcentagem de tokens de $BOND alocados para fundadores, investidores iniciais e consultores: 22%
  • Valor total de tokens de $BOND adquiridos: 2.200.000
  • Duração da aquisição: 100 semanas
  • Cronograma de lançamento: 1 semana
  • Quantidade de tokens de $BOND liberados a cada semana: 22.000
  • Porcentagem de tokens $BOND lançados a cada semana: 0,22%

3.2 Governaça

O token $BOND será o token de governança do sistema, permitindo que os detentores de $BOND votem em atualizações para a plataforma. Combinando mecanismos de governança e incentivando os detentores, servirá como um meio para alinhar as diferentes partes interessadas no sistema. $BOND também servirá como meio de gerenciamento de segurança e política. A governança descentralizada e automatizada que incentiva os participantes e visa a segurança, sustentabilidade e bem-estar dos participantes é a chave para o sucesso do protocolo DeFi.
3.2.1 Primeira Abordagem DAO
BarnBridge está adotando uma “Primeira Abordagem DAO” para acelerar o protocolo, escolhendo usar ferramentas descentralizadas desde o início para atingir nosso objetivo final de descentralização completa e ter um sistema de contrato inteligente flexível capaz de adicionar / atualizar / remover funcionalidade, tudo baseado em propostas DAO . Haverá uma incubadora DAO chamada Lançamento DAO e o protocolo final DAO denominado BarnBridge DAO.

Lançamento DAO

Começando com o lançamento DAO, os fundadores, semeadores e consultores estão usando um modelo de empresa Aragon DAO que usa tokens transferíveis para representar a participação acionária. As decisões são tomadas com base na votação ponderada da estaca. O token nativo do DAO de lançamento será $BBVOTE. Os Fundadores receberão 45%, os Semeadores receberão 45% e os Conselheiros receberão 10%. O apoio será fixado em 62%, o que significa que mais de 62% das ações com direito a voto precisam estar presentes em uma votação. O mínimo será definido em 62%, o que significa que para uma proposta ser aprovada deve ser aprovada em pelo menos 62%.
Os fundos dos semeadores e o fornecimento inicial do token $BOND serão mantidos no tesouro do DAO de lançamento. O lançamento do DAO também terá o Aragon Agent ativado e possivelmente desenvolveremos integrações para alocação de pool Uniswap e controle de alocação de pool Balancer diretamente no DAO.

BarnBridge DAO

BarnBridge DAO será o DAO controlado pela comunidade $BOND. O BarnBridge DAO terá controle total sobre o protocolo e os recursos integrados a ele. Estamos fazendo isso por meio do uso do Diamond Standard (EIP-2535), o que nos permite atualizar o protocolo sem que todos os membros removam seus tokens e mudem para uma versão 2 do protocolo quando chegar o momento. O BarnBridge DAO terá controle total sobre o Diamond, o que oferece incrível flexibilidade no espaço WEB3. Expandimos isso na seção Contratos inteligentes (4.2.1).

4. Escopo de Trabalho

4.1 Introdução ao Desenvolvimento

A seção a seguir descreve o lançamento MVP / Beta do produto, que nos ajudará a informar a direção do desenvolvimento do produto, nos permitirá começar a coletar dados e garantir que o produto esteja alinhado com as necessidades do mercado.
Estamos determinados a fornecer uma ótima experiência para os usuários, garantindo que os pools anteriores sejam visíveis e que nossa comunidade possa tomar uma decisão bem informada sobre quando e como participar. No entanto, esperamos que a comunidade crie algumas das análises que irão acompanhar o produto principal. Estamos satisfeitos com este desenvolvimento, pois fornecerá mais informações sobre o produto.

4.2 Componentes e cronogramas

Lançamento DAO
Usaremos os contratos da comunidade baseados no modelo Aragon DAO Company para criar a base do DAO principal. Como os contratos já estão em produção há muito tempo, confiamos na funcionalidade e nos recursos que eles fornecem.
Esperamos fazer mudanças mínimas no código-fonte inicial. No entanto, criaremos testes para nossos casos de uso mais comuns, certifique-se de que o fluxo do usuário faça sentido e os usuários tenham uma UX fácil para ingressar no DAO.
  • Tempo estimado para construir, testar e lançar: Concluído
BarnBridge DAO
Este DAO subseqüente pode precisar ter várias funcionalidades específicas que o modelo de empresa Aragon DAO ainda não tem. É por isso que provavelmente escolheremos um sistema de contrato inteligente atualizável (como EIP-2535), o que nos permitirá adicionar, remover e atualizar a funcionalidade conforme a comunidade considerar adequada.
O BarnBridge DAO se tornará o componente principal da Plataforma BarnBridge porque será capaz de tomar decisões de uma maneira descentralizada que poderá aplicar as melhores ações para o bem-estar da comunidade.
  • Tempo estimado para construir, testar e lançar em testnet: 6 semanas
Uma auditoria externa adicional impulsionará o lançamento na rede principal em aproximadamente 4 semanas. Mais detalhes em 4.2.2 sobre Auditorias e Simulações.
SMART Yield Bonds
Toda a configuração do DAO é feita para solidificar o caminho em direção aos SMART Yield Bonds. Este é o primeiro produto DeFi da Plataforma BarnBridge. O DAO de votação será capaz de implantar pools que qualquer pessoa pode ingressar, se quiser tirar proveito dessa mecânica central.
Como o DAO controla todo o sistema, o que significa que a comunidade decide como o sistema será usado, os parâmetros para este produto DeFi serão em parte determinados pela comunidade. Alguns dos outros parâmetros serão decididos pelo sistema oráculo descentralizado (como Chainlink), que precisa definir parâmetros adequados, reais e atingíveis para que os pools sejam válidos.
Isso consiste em contratos de pool com os quais os usuários interagem, as fábricas de implantação que implantam e configuram os contratos de pool e o back-end e front-end complementares que cria um UX de alta fidelidade para a comunidade.
  • Tempo estimado para construir, testar e lançar no testnet (incluindo o sistema oracle): 12 semanas

Uma auditoria externa adicional impulsionará o lançamento na rede principal em aproximadamente 6 semanas. Mais detalhes em 4.2.2 sobre Auditorias e Simulações.

SMART Alpha Bonds
Seguindo o modelo dos SMART Yield Bonds, o DAO controla a configuração e os parâmetros dos SMART Alpha Bonds. Além disso, os oráculos de contrato inteligente serão críticos na determinação do preço dos ativos apostados, bem como o preço quando o período do pool começa e também quando o período termina, para ter uma distribuição justa de ganhos ou perdas.
Este produto DeFi é composto pelos contratos de pool reais com os quais os usuários interagem, fábricas de implantação específicas, que implantam e configuram os contratos de pool, e o back-end e front-end complementares.

Этот DeFi продукт состоит из контрактов пула, с которыми взаимодействуют пользователи, специфических модулей для развертывания и установки контрактов пула, а также из бэкенда и фронтенда.

  • Tempo estimado para construir, testar e lançar: 20 semanas

Uma auditoria externa adicional impulsionará o lançamento na rede principal em aproximadamente 6 semanas. Mais detalhes em 4.2.2 sobre Auditorias e Simulações.

4.2.1 Smart Contracts
Como queremos um sistema totalmente descentralizado, toda a nossa infraestrutura é baseada em um DAO conduzido pela comunidade. O DAO será o proprietário dos contratos centrais do sistema e poderá definir o que os contratos podem fazer.

A arquitetura está usando o Diamond Standard (EIP-2535) que permite que contratos inteligentes adicionem, atualizem ou removam funcionalidades. Os contratos inteligentes Ethereum são limitados a 24 KB do tamanho máximo do contrato, no entanto, a implementação desse padrão nos permite contornar essa limitação.

Ele também permite que o BarnBridge DAO escolha qual funcionalidade ser alterada e como. Se prometermos que uma funcionalidade específica será posteriormente desativada do sistema de contrato, podemos remover o bytecode que estava descrevendo especificamente essa funcionalidade. Isso significa que não há risco de essa parte do contrato ser reativada no futuro. Como podemos remover partes específicas do contrato, removemos o inchaço de nosso sistema de contrato, tornando-os facilmente auditáveis pela comunidade, ao mesmo tempo que temos maior flexibilidade.
Isso não será apenas um acréscimo incrível à pilha de tecnologia, mas também ajudará a impulsionar o ecosspace Ethereum. Este EIP traz muitas vantagens, não só para o nosso protocolo, mas para o ecossistema Ethereum em nível agregado.
Para manter a filosofia central de ter um sistema completamente descentralizado, usaremos um sistema oráculo descentralizado como o Chainlink. Isso nos permitirá fazer cálculos fora da cadeia que podem ser usados posteriormente na cadeia. Isso será útil, mas não limitado a, definir parâmetros de pool, como o APY de empréstimo. É claro que este sistema off-chain pode ser substituído e atualizado pelo DAO.
4.2.2 Auditoria e Simulações
Para garantir que nossa plataforma se comporte como esperamos, faremos várias auditorias internas ao longo do ciclo de desenvolvimento. Nossa equipe tem a capacidade de escrever código seguro que se comporta de acordo com as especificações.
Além das auditorias internas, faremos auditorias externas com as principais empresas deste espaço. As revisões externas são um requisito absoluto, pois a equipe de desenvolvimento está muito próxima do código escrito para vê-lo com outros olhares e novamente a e ser crítica em relação às escolhas de design. Uma auditoria externa revela inconsistências entre especificações e implementação, garante que a documentação seja atualizada, reforça o modelo de segurança do contrato inteligente e cria uma experiência melhor para os atores que interagem com os contratos.
Além das auditorias, também faremos simulações de agentes para modelar diferentes cenários e comportamentos do usuário, a fim de visualizar como o sistema evolui ao longo do tempo. Podemos modelar diferentes estratégias de usuário que interagem com nosso sistema e acelerar o tempo para ver como as propriedades do sistema mudam.
Também faremos a verificação formal da funcionalidade principal do contrato. A verificação formal é um processo caro e complexo, mas fornece segurança adicional. As partes principais do sistema serão modeladas e formalmente verificadas por nossa equipe internamente, mas também por auditores externos. É importante ter certeza de que fazemos isso porque a distribuição, contabilidade interna, propriedades matemáticas e variantes específicas mantêm nossos usuários seguros.

4.3 Post-MVP

O pós MVP, ou o próximo lançamento do produto, terá o lançamento da mainnet como destaque. Os títulos de rendimento SMART agnósticos de protocolo e o desenvolvimento e teste do produto SMART Alpha marcarão o pós MVP – e concluirão o lançamento do protocolo e produtos BarnBridge com todos os recursos. O produto SMART Yield e a mineração de liquidez serão lançados antes do produto SMART Alpha.

5 Trabalho Futuro

5.1.1 Gas Fees
Como várias operações com diferentes custos de gás são necessárias, essas taxas podem aumentar muito rapidamente. Existem soluções da camada 2 que aumentariam a escalabilidade e permitiriam operações complexas e um grande número de transferências, reduzindo simultaneamente os custos associados. Uma solução potencial que já atingiu mainnet (Loopring e seu grande sucesso) são rollups zk – que em um alto nível envolvem o agrupamento de transferências em uma única transação. A maioria dos cálculos é feita fora da cadeia e aplicada por meio de provas de validade. Mover o levantamento de peso para fora da corrente permite um rendimento muito maior, mantém os custos mais baixos e – tão importante quanto – não sacrificar a segurança. Para um aplicativo que visa um grande número de usuários ativos, uma solução voltada para escalabilidade é o caminho a percorrer.
5.1.2 SMART Swaps - um empréstimo dividido em 4 instrumentos
5.1.3 SMART Prediction Hedge - Derivativos que protegem as flutuações nas probabilidades do mercado de previsão.
5.1.4 Avaliações baseadas no mercado Oracle - Índice de Trestle Point
Aproveitando a sabedoria da multidão, podemos criar um índice que funciona como um sistema de classificação, fornecendo um mecanismo de oráculo que pode ser usado por qualquer plataforma no DeFi. Um Moody’s para o futuro descentralizado, se preferir.
A estrutura de avaliação de risco usada para classificar as fatias pode ser usada para determinar o sentimento do mercado. Impulsionados pelos mercados que se formam por trás das fatias tokenizadas, as classificações que determinam a formação da fatia se tornariam um “medidor de medo”. Em suma, se as fatias mais arriscadas forem mais populares, isso pode oferecer um sinal inicial de que os componentes subjacentes são menos arriscados. Da mesma forma, se o uso do rendimento mais baixo e das fatias mais seguras tiver um aumento no volume, isso pode ser um sinal de alerta de que uma vulnerabilidade foi encontrada e um ataque é potencialmente iminente.

6. Time

6.1 Equipe Principal

Troy Murray – Troy dirige a RUDE_labs, uma empresa de artistas centrada em criptografia. Troy tem explorado os muitos benefícios que o Blockchain pode trazer para a mídia e artistas desde 2012, quando foi mordido pelo bug do Bitcoin e tem caído na toca do coelho desde então. Troy trabalhou em um espaço ao redor da Crypto, dedicando a maior parte de seu tempo a projetos baseados em Ethereum. Anteriormente, estava trabalhando no SingularDTV / Breaker e snglsDAO tentando descentralizar a mídia e o entretenimento. Antes disso, ele estava construindo uma plataforma de financiamento coletivo de ações Título III usando tokens Ethereum em 2016.

Tyler Ward – Tyler dirige a Proof Systems, uma das maiores empresas de marketing e UI/UX especializada em ativos digitais. Tyler trabalhou com ConsenSys, Earn.com (que foi adquirida pela Coinbase), FOAM, Dether, & Grid +, Centrality, Sylo (um dApp de mensagens descentralizado com 300 mil usuários na Nova Zelândia), Protocolo NEAR, DARMA Capital, SingularDTV e o snglsDAO. Ele começou a trabalhar com criptografia no final de 2016 e comprou e vendeu várias empresas de comércio eletrônico.

Digital MOBDigitalMOB, uma empresa de desenvolvimento de software com experiência na construção de produtos de blockchain complexos, está assumindo a função técnica no produto com uma extensa equipe de desenvolvedores web3, desenvolvedores web e mobile, arquitetos de sistemas, especialistas em segurança e analistas.

  • Milad Mostavi – Milad é cofundador e dirigeDigitalMOB. Ele é um arquiteto de software experiente e, nos últimos 5 anos, trabalhou com a ConsenSys em uma dúzia de projetos diferentes. Sua contribuição foi decisiva no lançamento bem-sucedido da SingularDTV e da Gnosis e orquestrou o desenvolvimento do ecossistema descentralizado de entretenimento da SingularDTV.
  • Bogdan Gheorghe – Bogdan se considera um nerd de DeFi – com formação em matemática e ciência de dados, ele passou os últimos 2 anos na Alethio fazendo análise de dados em blockchain, usando e pesquisando quase todos os protocolos DeFi a fim de adicionar um sabor DeFi ao pacote de produtos Alethio. Tendo também trabalhado no desenvolvimento e vendas da API de dados Codefi DeFi, ele estava em contato com todas as principais equipes de protocolo. Agora ele faz parte da Digital MOB, assumindo a responsabilidade do proprietário do produto para construir produtos DeFi.
  • Dragos Rizescu – Dragos é responsável pelo desenvolvimento de produtos na Digital MOB. Sua experiência de ser um desenvolvedor full stack com paixão por construir interfaces de usuário altamente escaláveis. Nos últimos 5 anos, Dragos tem estado na vanguarda das tecnologias web3. Ele cofundou a Trem.io, uma solução de cadeia de suprimentos de blockchain que traz transparência, rastreabilidade e negociabilidade para ativos físicos de alto valor. Como desenvolvedor, ele fez parte da equipe principal para lançar projetos como Gnosis e SingularDTV e aconselhou e apoiou vários projetos no ecossistema, mais notavelmente Alethio. Ele trabalhou com a ConsenSys para apoiar o braço corporativo da empresa, fazendo parte da equipe de desenvolvimento para entregar o primeiro caso de uso não financeiro Ethereum, uma solução de rastreamento de amostras de rocha para BHP e uma solução para mercados de energia descentralizados com BP.

6.2 Consultores/Parceiros de Tecnologia

Aaron McDonald – O cofundador e CEO Aaron é um veterano da indústria de tecnologia com 20 anos de experiência em liderança de equipes em todos os aspectos de uma empresa de tecnologia que gerencia portfólios acima de $ 1 bilhão em valor. Aaron fundou a Centrality, um estúdio de risco global líder de US $ 100 milhões que oferece suporte a um portfólio de risco que utiliza tecnologia descentralizada para criar novas inovações de mercado e experiências de clientes. Aaron é membro do conselho e consultor de mais de uma dúzia de empresas de risco em todo o mundo. Em 2018, Aaron foi premiado com o prêmio EY Empreendedor do Ano na categoria de tecnologia e indústrias emergentes.

aptar – a empresa por trás do protocolo ACTUS – cujo objetivo é fornecer à comunidade Ethereum e ao mundo TradFi as ferramentas necessárias para cumprir a visão de um ecossistema financeiro aberto, interoperável e sem atrito. Em sua essência, o protocolo ACTUS alavanca o Algorithmic Contract Types Unified Standard (ACTUS), que é uma representação formal de todos os tipos de contratos financeiros em termos de suas obrigações financeiras.

6.3 Development Team

  • 1 Líder de projeto
  • 1 Arquiteto de software, controle de qualidade e DevOps
  • 2 Desenvolvedores Solidity
  • 2 Desenvolvedores de Front-end
  • 1 Desenvolvedor de Back-end